Obs: Esta proposta de atividade é parte do conteúdo apresentado no TCC do meu curso de Licenciatura em Matemática.
Projeto Interdisciplinar “Geo-Geo”
Durante o curso de Licenciatura em Matemática da
Ufrgs/Regesd[1],
desenvolvi uma prática pedagógica com uso do Geogebra para a disciplina de Tecnologias
Digitais na Educação Matemática, que consistia em um Projeto Interdisciplinar
entre a disciplina de Matemática e Geografia para o terceiro ano do Ensino
Médio, aplicado na Escola Técnica em Contabilidade Estadual José Feijó,
localizada em Porto Alegre. O objetivo da proposta foi a representação
cartográfica de regiões (Cidades, Estados, Países ou Continentes) com a
indicação de algumas coordenadas de latitude e Longitude, formada pela montagem
de figuras geométricas estudadas na disciplina de Matemática no conteúdo
Geometria Plana, estudo das figuras planas, com o uso do software matemático
Geogebra.
Etapas de realização da Prática:
1) Planejamento
da proposta em questão;
2) Realização
de uma aula (dois períodos) na sala de áudio e vídeo, com o recurso do Data
Show, em cada turma, para apresentação de alguns recursos do software Geogebra
e vídeos demonstrativos sobre as potencialidades desse aplicativo na
aprendizagem de Matemática;
3) Elaboração
de um roteiro de atividades destinado aos alunos, que foi apresentado em aula
e, disponibilizado de forma impressa no Xerox da Escola e como um “folder”(figura
2) no Blog da minha disciplina[2];
Folder de
proposta da atividade
4) Aula
no laboratório de informática para familiarização dos alunos com o Geogebra
(nesse momento os alunos desenvolveram desenhos livres no Geogebra – Foto 1);
Foto 1 – Atividade
livre no Geogebra
5) Pesquisa
prévia por parte dos alunos, sobre quais regiões serão representadas e algumas
coordenadas;
6) Aula
no laboratório de informática para o desenvolvimento da atividade no Geogebra
com as informações da pesquisa solicitada (Foto 2);
Foto 2 – Aplicação da
atividade
Os alunos inseriram a imagem da região escolhida
pelo aluno (Continente, País, Estado) no Geogebra e traçaram contornos sobre os
limites entre os territórios, procurando associar as figuras geométricas
(triângulos, quadrados, retângulos, trapézios) estudadas nas aulas de Geometria
Plana.
7) Entrega
de relatório (uma cópia) para cada professor (Matemática e Geografia).
Nas primeiras aulas de familiarização com o
Geogebra, pode-se perceber não só a dificuldade no uso do aplicativo, mas a
pouca afinidade de alguns alunos com os computadores e, que mesmo estando na
“era das tecnologias”, muitas pessoas ainda não vivem essa realidade e,
certamente a escola tem o papel fundamental de proporcionar este contato.
As
aulas de familiarização com o Geogebra foram mais produtivas, do que a aula em
que eles deveriam desenvolver a atividade propriamente dita, concluindo,
portanto, que foi devido ao descomprometimento de ter que realizar o que foi
proposto, pois tiveram a liberdade de fazer o que quisessem no aplicativo, mas
surge a pergunta: como despertar mais interesse em uma atividade usando
tecnologia com objetivo matemático, buscando o “ganho pedagógico”? Talvez só
consiga obter essa resposta realizando outras atividades desse tipo. Foi
possível concluir que uma aula com o uso do Data Show pode ter resultados
satisfatórios, pois percebe-se a diferença de interesse ao apresentar os
recursos do Geogebra em uma aula na sala do vídeo, e nem tanta em uma aula no
laboratório, que talvez seja mais produtiva com um número bem reduzido de
estudantes e/ou com auxilio de monitores para um melhor atendimento aos alunos.
Durante a aula de aplicação da atividade, a maioria
dos estudantes não fez a pesquisa proposta, ocasionando que parte da aula teve
que ser disponibilizada para a procura de imagens territoriais para o
desenvolvimento da atividade, sendo assim, grupos de alunos tiveram que
concluir a atividade em casa. O pouco conhecimento de informática de alguns
alunos também foi um empecilho, já que, embora muitos possuam computador com
acesso a internet faz uso quase que exclusivamente para acessar páginas de
relacionamento. Após traçarem os contornos dos territórios conforme a proposta
no Geogebra, os grupos de alunos (cinco no máximo), enviaram o arquivo do
aplicativo para o meu e-mail ( profviegas@gmail.com
).
[1] Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância, formada por oito
Universidades gaúchas.
[2] Blog do professor
Sandro Viégas: http://professorviegas.blogspot.com.br/
Autor: Profº Sandro Viégas
Olá, cheguei aqui através dos Educadores Multiplicadores.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Professora Genis
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