segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Experiência de ensino com a utilização do Geogebra


Obs: Esta proposta de atividade é parte do conteúdo apresentado no TCC do meu curso de Licenciatura em Matemática.

Projeto Interdisciplinar “Geo-Geo”
Durante o curso de Licenciatura em Matemática da Ufrgs/Regesd[1], desenvolvi uma prática pedagógica com uso do Geogebra para a disciplina de Tecnologias Digitais na Educação Matemática, que consistia em um Projeto Interdisciplinar entre a disciplina de Matemática e Geografia para o terceiro ano do Ensino Médio, aplicado na Escola Técnica em Contabilidade Estadual José Feijó, localizada em Porto Alegre. O objetivo da proposta foi a representação cartográfica de regiões (Cidades, Estados, Países ou Continentes) com a indicação de algumas coordenadas de latitude e Longitude, formada pela montagem de figuras geométricas estudadas na disciplina de Matemática no conteúdo Geometria Plana, estudo das figuras planas, com o uso do software matemático Geogebra.
Etapas de realização da Prática:
1)         Planejamento da proposta em questão;
2)         Realização de uma aula (dois períodos) na sala de áudio e vídeo, com o recurso do Data Show, em cada turma, para apresentação de alguns recursos do software Geogebra e vídeos demonstrativos sobre as potencialidades desse aplicativo na aprendizagem de Matemática;
3)         Elaboração de um roteiro de atividades destinado aos alunos, que foi apresentado em aula e, disponibilizado de forma impressa no Xerox da Escola e como um “folder”(figura 2) no Blog  da minha disciplina[2];

Folder de proposta da atividade

4)         Aula no laboratório de informática para familiarização dos alunos com o Geogebra (nesse momento os alunos desenvolveram desenhos livres no Geogebra – Foto 1);


Foto 1 – Atividade livre no Geogebra

5)         Pesquisa prévia por parte dos alunos, sobre quais regiões serão representadas e algumas coordenadas;
6)         Aula no laboratório de informática para o desenvolvimento da atividade no Geogebra com as informações da pesquisa solicitada (Foto 2);


Foto 2 – Aplicação da atividade

Os alunos inseriram a imagem da região escolhida pelo aluno (Continente, País, Estado) no Geogebra e traçaram contornos sobre os limites entre os territórios, procurando associar as figuras geométricas (triângulos, quadrados, retângulos, trapézios) estudadas nas aulas de Geometria Plana.

7)         Entrega de relatório (uma cópia) para cada professor (Matemática e Geografia).

Nas primeiras aulas de familiarização com o Geogebra, pode-se perceber não só a dificuldade no uso do aplicativo, mas a pouca afinidade de alguns alunos com os computadores e, que mesmo estando na “era das tecnologias”, muitas pessoas ainda não vivem essa realidade e, certamente a escola tem o papel fundamental de proporcionar este contato. As aulas de familiarização com o Geogebra foram mais produtivas, do que a aula em que eles deveriam desenvolver a atividade propriamente dita, concluindo, portanto, que foi devido ao descomprometimento de ter que realizar o que foi proposto, pois tiveram a liberdade de fazer o que quisessem no aplicativo, mas surge a pergunta: como despertar mais interesse em uma atividade usando tecnologia com objetivo matemático, buscando o “ganho pedagógico”? Talvez só consiga obter essa resposta realizando outras atividades desse tipo. Foi possível concluir que uma aula com o uso do Data Show pode ter resultados satisfatórios, pois percebe-se a diferença de interesse ao apresentar os recursos do Geogebra em uma aula na sala do vídeo, e nem tanta em uma aula no laboratório, que talvez seja mais produtiva com um número bem reduzido de estudantes e/ou com auxilio de monitores para um melhor atendimento aos alunos.
Durante a aula de aplicação da atividade, a maioria dos estudantes não fez a pesquisa proposta, ocasionando que parte da aula teve que ser disponibilizada para a procura de imagens territoriais para o desenvolvimento da atividade, sendo assim, grupos de alunos tiveram que concluir a atividade em casa. O pouco conhecimento de informática de alguns alunos também foi um empecilho, já que, embora muitos possuam computador com acesso a internet faz uso quase que exclusivamente para acessar páginas de relacionamento. Após traçarem os contornos dos territórios conforme a proposta no Geogebra, os grupos de alunos (cinco no máximo), enviaram o arquivo do aplicativo para o meu e-mail ( profviegas@gmail.com ).




[1] Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância,  formada por oito Universidades gaúchas.
[2] Blog do professor Sandro Viégas: http://professorviegas.blogspot.com.br/

Autor: Profº Sandro Viégas


2 comentários:

  1. Olá, cheguei aqui através dos Educadores Multiplicadores.
    Parabéns pelo blog.

    Professora Genis
    http://www.reciclandocomamamae.com/
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  2. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

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