terça-feira, 21 de julho de 2009

Funcionamento do Forno de Microondas


Em sala de aula fui questionado sobre o funcionamento do microondas, portanto, disponibilizo aqui uma breve explicação.


Forno microondas ou forno de microondas é um aparelho muito conhecido por facilitar e agilizar o preparo de alimentos para o consumo humano ou dos ani mais. E ss e aquecimento ocorre em razão de uma radiação eletromagnética de 2.450 MHz, radiação es s a que aum enta a agitação das moléculas de água dos alimentos, aquecendo-os de forma qua se u niforme e de fora para dentro, já que as ondas eletromagnéticas se localizam na parte externa dos alimentos.

Funcionamento

O funcionamento do forno de microondas ocorre da seguinte forma:
No interior do aparelho existe uma onda eletromagnética de freqüência igual a 2.450 MHz que é gerada por um magnetron e irradiada por um ventilador de metal, que fica localizado na parte superior do aparelho, para o interior do mesmo. Através do processo de ressonância as moléculas de água existentes nos alimentos absorvem essas ondas, as quais fazem aumentar a agitação das mesmas, provocando assim o aquecimento dos alimentos de fora para dentro, veja o esquema abaixo:
O forno de microondas não atua de forma uniforme sobre todo o alimento, sendo por esse motivo que em alguns casos aparecem pontos mais escuros no alimento que está sendo aquecido. O prato giratório que esses fornos possuem serve para garantir uma distribuição mais uniforme da radiação eletromagnética sobre todo alimento. As ondas eletromagnéticas possuem certa dificuldade para penetrar em meios materiais, por esse motivo ela aquece de fora para dentro, agitando as moléculas de água e de gordura das camadas mais externas com mais intensidade que as camadas mais internas do alimento.

O forno microondas é como qualquer outro forno, a única diferença dele para os fornos convencionais é que ele aquece os alimentos através da propagação da radiação eletromagnética em seu interior.

Fonte: Brasil Escola

Relação com o conteúdo dado em sala de aula:
- Quando iniciamos o estudo sobre Termologia, vimos que quanto maior a agitação térmica das moléculas, maior o aquecimento e vice-versa, conforme esta grifado em vermelho no texto.
- No 3º trimestre estudaremos propagação de calor por radiação.



2 comentários:

  1. eu estava precisando de uma explicação sobre radiação.eu fui um vários sites e nenhum tirou minha dúvida mas... o seu site me ajudou bastante!! valeu.

    ResponderExcluir
  2. mto boa essa postagem, me ajudou mto no meu trabalho!!! Vlw Viegas!! XD

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, sua opinião é muito importante!